Notícias

Militares apoiam com assistência à saúde e insumos hospitalares população do Vale do Javari, no Amazonas

Brasília (DF), 17/06/2020 – Nesta quarta-feira (17), teve início mais uma missão de assistência à saúde e transporte de material. A missão interministerial, sob coordenação da Defesa e da Saúde, leva militares médicos e de outros profissionais da saúde, além de cerca de 70 mil itens entre máscaras, luvas, álcool em gel, testes da Covid-19 e ventiladores pulmonares para a região indígena do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A região possui, aproximadamente, cerca de 7 mil indígenas, de sete etnias diferentes e, devido ao acesso restrito, só é possível chegar ao local via fluvial ou aérea.

A Marinha do Brasil aproveita a Operação Pão da Vida que ocorre na Ilha do Marajó, no Pará, para entregar, além de alimentos, coletes salva-vidas nas comunidades ribeirinhas do arquipélago, equipando famílias que dependem das embarcações para locomoção e visando salvar vidas por meio do equipamento de proteção.

COVID MD 20200619 NOT01 F01

Cestas básicas
O Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva, atuando em conjunto com a Marinha e com o apoio do Grupo Beneficente Forte São Francisco, doaram 300 quilos de alimentos às comunidades englobadas pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, Amazonas. A ação beneficiou 35 famílias das etnias Matis, Marubo, Kanamari e Maioruna. Já o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo promoveu campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. Os mantimentos e materiais serão doados a pessoas que vêm sofrendo com os impactos causados pela pandemia.

COVID MD 20200619 NOT01 F02

Higienização
Em continuidade às ações de higienização por todo o País, o Hospital Maternidade de Guia Lopes da Laguna foi mais uma vez descontaminado por militares da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada. No Rio de Janeiro, o Comando Conjunto Leste, por meio dos militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Quimica e Radiológica (NBQR) desinfectaram a Câmara Municipal do município e capacitaram 37 funcionários do órgão público. O treinamento incluiu a utilização correta de equipamentos de proteção individual e verificação de produtos específicos para desinfecção. Já o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba desinfectou a Fundação Nacional de Saúde e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, no Rio Grande do Norte.

COVID MD 20200619 NOT01 F03

Por Tenente Vanessa Rosana, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

VOLTAR AO TOPO