Notícias

Comando Conjunto Bahia entrega uma tonelada de gêneros à aldeia indígena em Ilhéus-BA

COVID MB 20200619 NOT03 F01A líder da Comunidade Indígena Acuípe do Meio, Cacique Nicinha, recebe doações

A Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) realizou, no dia 12 de junho, a doação de uma tonelada de gêneros e máscaras de tecido a famílias que residem na aldeia indígena Tupinambá “Acuípe do Meio”, localizada em Ilhéus-BA. Durante a ação, foram entregues 60 kits de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal e 200 máscaras reutilizáveis, beneficiando 120 famílias.

Atualmente, cerca de 300 indígenas habitam a comunidade e a sua principal fonte de renda vem do cultivo e da venda de alimentos. No entanto, desde o início da pandemia, e com as regras de isolamento social, as famílias foram financeiramente afetadas, uma vez que não podem comercializar os produtos. O objetivo da ação foi de minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus na comunidade. Durante a ação, também foi realizada uma palestra com o intuito e orientar a comunidade sobre medidas de prevenção e conscientização de combate à proliferação do coronavírus. Além disso, os indígenas foram alertados quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pelo vírus na aldeia.

A iniciativa faz parte das ações do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, e visa apoiar as áreas de saúde e segurança pública em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19. A DelIlheus contou com o apoio e doações da Sociedade Amigos da Marinha em Ilhéus e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, que foi representada, na ocasião, pela primeira-dama do município, Soane Galvão.

COVID MB 20200619 NOT03 F02Exposição dos alimentos produzidos na comunidade

Fonte: Marinha do Brasil