Notícias

Forças Armadas promovem ações de conscientização sobre o coronavírus

Brasília (DF), 24/07/2020 - O Comando Conjunto Sul, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, realizou campanha de conscientização e prevenção do novo coronavírus juntamente com atividade de Inspeção Naval na Lagoa dos Patos (RS). Ações semelhantes ocorreram no âmbito do Comando Conjunto Nordeste, por meio da Capitania dos Portos do Piauí, e no Comando Conjunto Norte, por meio da Capitania Fluvial de Santarém.

MD NOTICIAS 20200728 NOT03 F01

As atividades de Inspeção Naval têm como finalidade fiscalizar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica. Contudo, durante a pandemia de COVID-19, as organizações militares incluíram a conscientização da comunidade marítima por meio da distribuição de panfletos contendo recomendações de segurança no combate ao coronavírus.

Resgate no mar
Em ação coordenada entre a Marinha e a Força Aérea, o Comando Conjunto Nordeste realizou evacuação aeromédica de um tripulante do Navio Mercante Fairchem Blue Shark que apresentou sintomas de Covid-19. O resgate foi realizado após solicitação de assistência médica pelo navio de bandeira das Ilhas Marshall, que se encontrava a cerca de 140 quilômetros de Maceió (AL).

MD NOTICIAS 20200728 NOT03 F02

Para realizar o transporte, foi empregada aeronave H-36 Caracal, que decolou de Parnamirim (RN). O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate desceram até o convés, imobilizaram o enfermo e o içaram. Ao chegar em terra, ele foi transferido para a Santa Casa de Maceió onde recebeu atendimento médico especializado. A operação durou duas horas e quarenta e cinco minutos. A tripulação do helicóptero usou trajes especiais para minimizar o risco de qualquer contaminação.

Doação de sangue
Integrantes das Forças Armadas têm participado, voluntariamente, de campanhas de doação de sangue em diversas localidades do país. No âmbito do Comando Conjunto Sudeste, 23 militares do Tiro de Guerra Capivari doaram sangue em apoio à Secretaria de Saúde Municipal de Campinas (SP) e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

MD NOTICIAS 20200728 NOT03 F03

Já no Comando Conjunto Sul, militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo (RS), realizaram a doação de sangue no Hemocentro Estadual do RS contribuindo para manter os estoques da instituição.

Por Tenente Carlôto, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: Divulgação/ Forças Armadas

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071