Notícias

Civis são capacitados por militares para desinfecção

Brasília (DF), 15/09/2020 - Para potencializar as ações de prevenção do contágio pelo novo coronavírus, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba habilitou 16 civis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atuar em ações de descontaminação de ambientes, material e pessoal. Eles receberam instruções teóricas e práticas de descontaminação. A capacitação ocorreu durante o Estágio de Capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), e foi ministrada por militares da Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.

COVID MD 20200921 NOT04 F01

As Escolas Estaduais Almirante Tamandaré, no bairro de Val-de-Cães, em Belém, e de Ensino Fundamental e Médio Jaderlândia, no município de Ananindeua, no Pará, foram desinfectadas por militares do Comando do 4º Distrito Naval. Todas as instalações internas das escolas, áreas onde há maior circulação de pessoas, foram priorizadas.

Também foi feita a descontaminação preventiva do prédio do Centro Regional de Belém e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão subordinado ao Ministério da Defesa. A ação foi executada pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR) do Comando do 4º Distrito Naval.

COVID MD 20200921 NOT04 F02

Doações
Três mil máscaras de proteção, confeccionadas por militares do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), foram entregues pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) ao Comando-Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM).

Já os militares da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, (EsPCEx) e seus familiares, apoiaram o Hemocentro da Universidade de Campinas com doação de sangue voluntária. O evento marcou o início das atividades em comemoração ao aniversário de 80 anos da EsPCEx, que ocorrerá em 17 de setembro.

COVID MD 20200921 NOT04 F03

Essa doação atende necessidade de reforço na coleta realizada pelo hemocentro. Após o início da pandemia, a instituição registrou redução de 50% nas coletas. A média diária de atendimentos na unidade era de 80 pessoas e caiu para, aproximadamente, 40.

Com a finalidade de apoiar os Hemocentros, o Exército tem intensificado a campanha voluntária “Ajudar está no nosso sangue”, com seus militares em todo o território nacional. A EsPCEx montou estrutura adequada aos protocolos relacionados à Covid-19, oferecendo um local seguro para a equipe médica e doadores.

COVID MD 20200921 NOT04 F04

Conscientização
A Marinha, por meio do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), divulgou as medidas preventivas à propagação do novo coronavírus na região do cais do Porto do distrito de Icoaraci, em Belém, no Pará. Os militares com especialidade na área da saúde estiveram em locais de maior concentração de embarque e desembarque de passageiros e disseminaram informações importantes sobre medidas profiláticas contra o vírus. A prioridade da ação foi alcançar as pessoas sem acesso às informações de prevenção, a fim de minimizar os riscos de infecção e reinfecção da Covid-19.

Por Tenente Tássia, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link1/Link2/Link3)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071