Notícias

Ação conjunta na Reserva Indígena do Guarita em prevenção à COVID-19

COVID EB 20200923 NOT06 F01Santa Rosa (RS) – O 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec) realizou, no sábado 12 de setembro de 2020, uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Reserva Indígena da etnia Kaingang em Tenente Portela (RS). A ação é parte da Operação COVID-19 que visa apoiar a prevenção ao contágio e à disseminação da pandemia do coronavírus no âmbito das comunidades indígenas da área de responsabilidade do 19º RC Mec.

Além de 100 militares do Regimento, a ação interagências das Forças Armadas contou com representantes da Brigada Militar, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e de órgãos de Saúde e da Educação Estadual do município de Tenente Portela.

As atividades foram planejadas com intuito de promover uma ação nas tribos da Reserva, com destaque em Pedra Lisa, Três Soitas e Km 10. Foram realizadas barreiras sanitárias na RS-330, desinfecção de ambientes coletivos (escolas e posto de saúde das tribos), bem como a distribuição de equipamentos de proteção individual e álcool em gel, com orientações à 600 famílias de indígenas quanto à conduta de prevenção à COVID-19.

Fonte: 19º RC Mec