Notícias

Forças Armadas prosseguem com ações de descontaminação

Brasília (DF), 19/10/2020 – O Comando Conjunto Leste descontaminou o Hospital Federal de Ipanema, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Cerca de 25 militares da Marinha atuaram na desinfecção a fim de controlar a proliferação do novo coronavírus. O hospital, que é referência nacional no exercício da residência médica, recebeu a desinfecção em aproximadamente 2.100 metros quadrados.

Já no Comando Conjunto Planalto, a Torre de TV de Brasília, no Distrito Federal, foi higienizada. Participaram da ação cinco militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas que aplicaram substância descontaminante no ponto turístico da capital federal.

md covid 20201116 not01 f01

Prevenção
Em outra frente de atuação, o Comando Conjunto Planalto, por meio dos militares da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Cia DQBRN), do Exército, capacitou militares do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), da Força Aérea.

Durante a apresentação, todos foram orientados sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual e o preparo e aplicação da substância descontaminante. A ação reforça as medidas de prevenção adotadas pelo Comando Conjunto Planalto, no enfrentamento à Covid-19.

md covid 20201116 not01 f02

Conscientização
No Comando Conjunto Norte, o Navio-Patrulha “Goiana”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), fez inspeção naval e conscientizou ao combate à Covid-19, durante o trânsito para a Base Naval de Val de Cães, localizada na cidade de Belém, no Pará.

Foram contactados 21 navios mercantes e duas embarcações pesqueiras por meio de chamadas rádio VHF no canal 16. Através desse canal, foram dadas orientações gerais sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do novo coronavírus. Além disso, foram distribuídos, na ocasião, kits contendo máscaras descartáveis, álcool em gel e panfletos informativos.

md covid 20201116 not01 f03

Por Tenente Carlôto, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link1/Link2/Link3)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071