Notícias

Forças Armadas continuam ações nas Operações Covid-19 e Verde Brasil 2

Brasília (DF), 07/12/2020 – O Ministério da Defesa segue a coordenação das ações de prevenção com a Operação Covid-19 e de combate a delitos ambientais, com a Operação Verde Brasil 2. Confira as atividades que ocorreram na última semana:
md 0026
Com a ativação de 10 Comandos Conjuntos e sob coordenação do Ministério da Defesa, a Operação Covid-19 realiza ações para amenizar os impactos causados pela doença. Nesta semana, foram realizadas desinfecções em órgãos e instalações públicas no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Amazonas, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Maranhão e Pará.

O Comando Conjunto da Amazônia realizou campanha de conscientização em Comunidades Indígenas de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e controle fluvial na Base de Proteção Etnoambiental (BAPE) Demarcação, em Alto Alegre, em Roraima. Diariamente, foram empregados, em média, 20 mil militares, entre tropa e profissionais de saúde.
md 0027

Foram promovidas campanhas de conscientização de doação de sangue durante as inspeções navais, patrulhamentos fluviais e postos de bloqueios. Além disso, os Comandos Conjuntos apoiaram iniciativas de recebimento e separação de alimentos, manutenção do serviço operacional das estações de tratamento de água, assistência hospitalar e transporte de álcool gel.

Operação Verde Brasil 2
Com o objetivo de prevenir e reprimir os ilícitos ambientais, a Operação Verde Brasil 2 já aplicou R$ 1,8 bilhão em multas. Os militares dos Comandos Conjuntos realizam patrulhas terrestres e motorizadas, combate a incêndios, ações repressivas e preventivas contra delitos ambientais, que inclui bloqueio e controle de estradas, patrulhas navais e terrestres, vistorias, revistas, escoltas, além de apoio logístico aos órgãos de Segurança Pública e proteção ambiental.

md 0028
As ações de desmatamento e garimpo ilegal também estão no alvo dos esforços da Marinha, Exército e Aeronáutica na Garantia da Lei e da Ordem. Desde o início da Operação, em 11 de maio, os militares atuaram no combate a 7,6 mil focos de incêndio na Amazônia Legal, houve a apreensão de mais de 180 mil metros cúbicos de madeira ilegal. Um total de 104 mil hectares foram embargados e 154 mil toneladas de minerais foram apreendidos, como ouro, manganês e pedras preciosas, entre outros.
md 0029

Até o momento, 263 prisões foram feitas. Além disso, 1.383 embarcações, 423 veículos e 390 quilos de drogas foram apreendidos.

Por Isabela Nóbrega
Fotos: Divulgação/Forças Armadas
Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite os Flickrs da Operação. (Link1/Link2/Link3)