Notícias

Respiradores fabricados pela Marinha e USP beneficiam pacientes de Manaus

O Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP) unem esforços na fabricação de ventiladores de suporte respiratório emergencial para pacientes de Covid-19. Denominados Inspire, 40 unidades desses foram entregues em Manaus, no Amazonas, e 5 unidades em Ribeirão Preto, em São Paulo, no mês de janeiro. A fabricação do equipamento é realizada desde julho de 2020.

md 46

O Inspire foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), sob coordenação do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, é responsável pelo apoio técnico, produção e montagem dos equipamentos. Equipe do Corpo de Engenheiros da Marinha e de militares especializados estão exclusivamente dedicados ao Projeto, além de profissionais da Poli-USP.

md 47

As atividades da equipe técnica da Marinha consistem na montagem do equipamento Inspire, testes de funcionamento, testes finais em um simulador de pulmão mecânico, geração de práticas operacionais e implantação do sistema de gestão da qualidade. Todas seguindo as práticas de montagem e em conformidade às normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além do apoio técnico e das montagens dos equipamentos Inspire, a Marinha também faz o apoio logístico do transporte terrestre dos aparelhos do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, até o aeroporto de Guarulhos. Em Manaus, a Força Naval, por meio do Centro de Intendência da Marinha em Manaus, é responsável por coletar, armazenar e, posteriormente, distribuir os equipamentos às unidades de saúde.

md 48


Por Mariana Alvarenga

Foto: Divulgação Marinha do Brasil