Notícias

Capitania dos Portos de Macaé, DelCFrio e AgSJBarra intensificam combate à pandemia de Covid-19

mb 7
Abordagem à embarcação de pesca durante Operação “Ágata”

Entre 15 e 28 de março, militares da Capitania dos Portos de Macaé (CPM), da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) e da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra) transmitiram orientações à comunidade marítima da Região dos Lagos quanto à importância da adoção de medidas preventivas para diminuir a disseminação da Covid-19.

Em 24 e 25 de março, a DelCFrio e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a Operação “Ágata”, com o intuito de promover ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais. Na ocasião, também foi executada atividade de Inspeção Naval em Cabo Frio e Arraial do Cabo (RJ). Durante as abordagens, os militares reforçaram aos condutores, tripulantes e passageiros os cuidados necessários no combate ao novo coronavírus, como evitar aglomerações de pessoas, o uso de máscara e a constante higienização das mãos.
 
mb 8
Embarcações da DelCFrio e do ICMBio em deslocamento durante a Operação

Já a AgSJBarra realizou uma operação interagências com a Polícia Federal, em 25 de março, no Complexo Portuário do Açu. Durante as ações de fiscalização, os protocolos de combate e prevenção à Covid-19 foram reforçados para os comandantes e tripulantes dos navios inspecionados.

Foram empregados um Aviso de Patrulha, 11 embarcações, 8 viaturas e 141 militares. Cerca de 800 pessoas foram impactadas com as informações, entre elas: pescadores, aquaviários e amadores, que se concentram em cais, mercados de peixes, marinas, clubes e associações de pescadores.

As operações foram conduzidas em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19.