Notícias

AFA realiza Campanha de Alimentos para famílias do Fundo Social de Solidariedade

fab 1A Academia da Força Aérea (AFA) realizou, no dia 24 de março, uma campanha interna de arrecadação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal, em um montante de aproximadamente 2 toneladas. A atividade foi uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela Senhora Vera Lúcia de Souza Bueno Urban, e contou com o apoio da Secretaria de Promoção Social do município de Pirassununga (SP).

Em consonância com a legislação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria desenvolve o atendimento às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e as doações angariadas pela AFA serão revertidas para o Fundo de Solidariedade, que atua diretamente no apoio à população e realiza a triagem e a distribuição dos itens de acordo com a composição familiar. “Em decorrência do enfrentamento à COVID-19, houve um aumento muito significativo de 200 para 700 cestas básicas entregues por mês. O apoio da AFA neste momento é extremamente essencial para enfrentar esta situação que afeta toda a cidade”, explica o Secretário de Promoção Social Marcos Leonardo Rozin.

fab 2Os militares da Guarnição Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) foram incentivados, de forma espontânea, a participarem da campanha. A GUARNAE-YS é composta pela AFA, pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), pelo Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS), pela Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e pela Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga (PAYS). Para a Tenente Assistente Social Carolina Malaman, Chefe do Serviço de Assistência Social da AFA, a Organização se fortalece ao participar destas campanhas: “É um momento em que nos unimos à sociedade civil e mostramos que o militar está sempre pronto a auxiliar nas mais diversas situações. Para o Serviço Social, foi gratificante ver o empenho e a adesão do nosso efetivo, pois tivemos uma arrecadação muito expressiva”, disse a militar.

A campanha une-se a uma série de outras ações desenvolvidas em todo o território nacional pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de minimizar os impactos sociais e de saúde causados pela pandemia da COVID-19. Aeronaves, efetivo e todo o esforço necessário tem sido colocado à disposição para auxiliar a população brasileira.

Fotos: Sargento Gaedke/AFA

Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima