Notícias

Exército soma mais de 500 mil medicamentos de tratamento contra a covid-19 entregues no RS #EBpreservandovidas

eb 19Crédito: 3º Gpt Log

Porto Alegre (RS) – O Exército Brasileiro já soma a marca de mais de 500 mil medicamentos de tratamento contra a covid-19 entregues no Rio Grande do Sul. Já foram distribuídos 503 mil medicamentos em 128 hospitais de 97 cidades e percorridos 60.010 quilômetros em estradas de municípios gaúchos. Os medicamentos foram armazenados e loteados pelo 3º Batalhão de Suprimento (3º B Sup), Nova Santa Rita (RS).

Nos dias 20 e 21 de abril, o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log) realizou a maior distribuição de medicamentos em apoio à Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul desde o início da pandemia. Na ocasião, foram entregues cerca de 124 mil bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos, imprescindíveis nas UTIs destinadas a pacientes no tratamento da covid-19. A medida beneficiou 62 hospitais de 47 cidades do Rio Grande do Sul.

No Hospital Nossa Senhora Conceição, Porto Alegre (RS), o médico Rafael Ribeiro, gerente de internação do hospital que recebeu os medicamentos, destacou a iniciativa. "Praticamente todos os pacientes da covid-19 internados na UTI e na emergência estão em ventilação mecânica, e essa medicação é muito importante para manter a terapia dos pacientes", acrescentou, elogiando também a parceria da saúde com o Exército na logística de distribuição dos medicamentos.  

O Tenente-coronel Maurício Gröhs, Chefe da Seção de Transporte do 3º Gpt Log, destacou a importância da missão. “Quando o soldado me pergunta, ‘coronel, vou viajar 600 km e vou entregar uma caixa com 50 ampolas’, eu digo a ele, você está levando 50 doses de esperança, porque para quem está precisando, cada dose faz diferença”.